Dicas sobre Higiene Bucal

  • por Dra Lucimar C. C. Prizon

Hoje já é possível, passar a vida toda sem ter cáries, para isso é necessário manter uma boa higiene bucal.

1º passo – uso do fio dental - A escova não substitui o fio dental, pois ele vai onde a escova não chega. Retire cerca de 40cm de fio dental e faça movimentos de vaivém em todos os dentes. Se sua gengiva sangra muito ao usar o fio dental, procure seu dentista, pois gengiva que sangra está doente.

2º passo – escova de dente e pasta - A escova deve ter cerdas macias e não se deve colocar muita força para escovar e sim movimentos suaves e repetidas vezes em cada área da boca. A pasta de dente é apenas auxiliar na escovacão, quem limpa é a escova.

3º passo – limpeza da língua - Escove com a própria escova 2 vezes, da base da língua em direção à ponta, após todas as refeições. A língua acumula restos de alimentos e prolifera bactérias, sendo muitas vezes responsável pelo aparecimento de mau hálito.

Modere nos doces – procure consumí-los próximo das refeições e higienize os dentes depois. Se não houver como escovar os dentes, coma alimentos fibrosos como maçã, que ajudam na autolimpeza ou use gomas de mascar sem açúcar que estimulam a produção de saliva e a remoção do açúcar. Se a água da sua cidade não for fluoretada, é recomendável bochechos com soluções de fluoreto de sódio, conforme prescrição do dentista. Para as crianças, para a prevenção de cáries nos sulcos e fissuras (partes que mais retém alimentos), usamos selantes, que são resinas que tornam os sulcos mais rasos e assim facilitam a escovacão.

Consulte seu dentista de 6 em 6 meses, pois assim ele poderá orientá-lo melhor.